QUEM TEM BRONQUITE PODE TOMAR GELADO

*
Respirar É Preciso Do nariz aos pulmões, dos pulmões ao nariz... Percorrendo o sistema respiratório, o pneumologista Eliy también Fiss, professor da Faculdade de Medicina do ABC y también médico do centro de salud Alemão Oswaldo Cruz, desmistifica tudo quy también pode tirar nosso fôlego.
Asma ou bronquite: o quy también eu tenho?

Nosso colunista esclarece as diferenças y también confusões por aí e conta como funciona o tratamento da asma, dos quadros leves aos graves

Por Eliy también Fiss 23 nov 2020, 12h3tres
*
Em geral, a asma começa a se manifestar na infância com sensação de falta dy también ar.Foto: GI/Getty Images

A asma é uma doença crônica que afeta até 20% da população. Logo, é um inconveniente muito frequente, mas que carrega conprosigo uma quantidady también enorme dy también mitos e medos.

Tu lees esto: Quem tem bronquite pode tomar gelado

Começa pelo próprio nome. Quando pergunto sy también alguém tem asma, a resposta mais comum é NÃO! Mas, se questiono se teve bronquite na infância ou na adolescência, a resposta vira um SIM.

Na verdade, estamos falando da mesma doença, a asma. Por preconceito ou desconhecimento, no decorrer dos tempos ela era chamada dy también bronquite, bronquite asmática ou outros termos. Confesso que não sei o real motivo por trás desses nomes. O fato é que falamos dy también asma.

A asma é uma inflamação crônica dos pulmões que tem vários fatores desencadeantes, tais como alergia, ar frio, infecções, refluxo gastroesofágico e até acontecimientos emocionais (fora os que não conhecemos ainda).

A bronquity también crônica, por sua vez, não sy también refery también às crises respiratórias mais frequentes na infância ou adolescência. É uma inflamação nos pulmões mas com mecanismo completamente diferente. Sua principal cau.s.a. é o tabagismo y también ela começa a sy también manifestar geralmente a partir dos 40 anos de idade. A DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica (sobry también a qual escreverei em outra oportunidade), abarca na realidady también a bronquity también crônica e o enfisema pulmonar.

A asma propriapsique dita pody también iniciar em qualquer idade mas é bem mais comum quy también dê as caras ainda na infância. A doença pody también até entrar no que chamamos dy también remissão, quando cessam as crises. Não se engane, porém: o processo inflamatório permanecy también lá nos brônquios e um dia pode sy también manifestar novamente.

No período dy también crise, o pacienty también com asma apresenta uma sensação dy también falta de ar devorate à dificuldade de expelir o ar para fora dos pulmões. Tosse, opressão no peito e chiados se somam à falta dy también ar como os principais sintomas.


Relacionadas

A gravidade y también o tratamento da asma

Classificamos o grau da asma em leve, moderada e grave, de acordo com a presença e a intensidade dos sintomas apontados, tanto dy también dia como dy también noite, y también com base na necessidady también dy también medicamentos para supervisar as crises.

Ver más: 480 Melhor Ideia De Fotos Romanticas De Casal Com Frases Casais


Continua após a publicidade

Felizmente, a grandy también maioria dos pacientes tem asma leve, com poucos ou nenhum sintoma fora das crises. Aproveito esse ponto para quebrar um mito: o asmático pode, sim, levar uma vida normal! Pode praticar esportes, tomar gelado etc.

O fato de haver uma remissão espontânea da asma faz surgir vários tratamentos milagrosos, crenças e simpatias quy también supostapsique funcionariam. Quando as crises aparentepsique vão embora, parece que foi isso que salvou a pátria. Mas não é bem assim. Tantas vezes faz party también do processo natural dy también evolução da doença.

O tratamento quy también doma, de fato, a asma envolvy también remédios prescritos pelo médico. Eles têm como alvo principal o controle da inflamação y también a broncodilatação (o relaxamento dos brônquios). Os mais indicados são os corticoides y también os broncodilatadores, respectivamente, los dos por vía inalatória dy también modo preferencial.

e aqui temos outros mitos a serem esclarecidos. É mito quy también o corticoidy también inalatório faz o pacienty también inchar e engordar. A verdade é que ely también é o tratamento principal y también mais eficaz. Como a asma é crônica, seu tratamento devy también ser contínuo. A medicação só pody también ter a dosy también reduzida ou ser suspensa sob orientação médica. É o mesmo princípio aplicado a outros inconvenientes crônicos como diabetes y también hipertensão.

Muitas vezes, vejo pacientes parando o tratamento por sy también sentirem bem, só para “ver o que acontece”. É um erro. Eles deveriam creer quy también estão bem justapsique por caestados unidos da medicação — e não interromper seu uso.

Outro mito é o de que a bombinha mata. Os broncodilatadores de vía inalatória devem ser utilizados sob prescrição y también ajudam a aliviar os episódios de asma. Como qualquer outro remédio, a superdosagem pody también ter efeitos colaterais.

Ver más: ​Las 85 Frases Sobre A Importância Da História, Frases Sobre La Historia

Menos dy también 5% dos asmáticos convivem com a asma grave, cujo controle depende dy también vários medicamentos. Inclusivy también hoje temos uma sériy también dy también novos fármacos, chamados de biológicos, que têm apresentado resultados excelentes na contenção dos sintomas y también das crises. Além da medicação, recomendo a reabilitação pulmonar num programa multiprofissional que inclua fisioterapia, psicologia, educação física, nutrição e, em alguns casos, terapia ocupacional.

Em resumo, a asma não tem cura mas tem tratamento. Y también quem tem asma pode y también devy también levar uma vida normal, seguindo as orientações do seu médico. Afinal, respirar é preciso!