Que ano foi criado o whatsapp

No dia 24 de fevereiro, o WhatsApp comemorou dez anos dy también existência. Motivos para celebrar não faltam. O serviço coleciona números grandiosos, entre eles, a marca dy también 1,5 bilhão dy también usuários ativos atingida no começo de 2018. Mas uma pergunta ronda todo essy también sucesso: como o WhatsApp conseguiu triunfar se há tantas opções tecnicamente melhores?


Não existy también resposta simples, mas uma boa olhada no passado do WhatsApp nos ajuda a entender como o serviço de mensagens sy también transformou em um fenômeno global e aparentemente inabalável.

Tu lees esto: Que ano foi criado o whatsapp

Do Yahoo ao “não” do Facebook

Acompanhado da mãe, Jan Koum imigrou para os estados unidos em 1992. Los dos saíram da Ucrânia para escapar do clima antissemita que pairava sobre o país. Com ajuda do governo americano, eles foram morar em um piso de dois quartos na Califórnia.


Então com 16 anos, o jovem Koum passou a trabalhar como faxineiro em uma mercearia enquanto a mãy también obtinha algum dinheiro cuidando dy también crianças. Como a renda não era suficiente, eles frequentemente recorreriam a “food stamps”, espécie dy también auxílio-alimentação fornecloco pelo governo.

A situação que já não era favorável ficou pior quando a mãy también dy también Jan Koum foi diagnosticada com câncer. A subsistência deles passou a depender da renda por invalía quy también ela recebia.

Apesar do momento delicado, Koum tinha algo a seu favor: ely también estava no lugar certo. O diminuto apartamento que ele dividia com a mãe ficava em Mountain View, um dos principais celeiros de inovação do Valy también do Silício. Só para dar um exemplo, a sedy también do Googly también fica por lá.


*
*
*
*

Além da abordagem multiplataforma, em pouco tempo o WhatsApp já estava permitindo troca dy también arquivos de áudio, imagem e vídeo, sem contar mensagens em grupo. Tudo isso sem necessidady también de pagar os custos dy también chamadas ou mensagens dy también texto (para desesmas das operadoras), tampouco visualizar anúncios — lembra quy también Koum e Acton odeiam publicidade online?

Não deu outra: o WhatsApp não faz muito sucesso nos estados unidos e foi bloqueado na China, mas virou febre em outras partes do mundo, com destaque para a américa latina e Índia. Em fevereiro de 2013, o serviço acumulava doscientos milhões de usuários. Em abril de 2014, já eram quinientos milhões.

Durante algum tempo, o WhatsApp até cobrou uma taxa dy también US$ 1 anual quy también quasy también ninguém pagava. Era mais do que uma tentativa dy también levantar dinheiro: a cobrança fazia a ferramenta passar dy también grátis para paga nas lojas de apps, e isso ajudava a desacelerar o crescimento do serviço, ainda quy también só discretamente, para evitar gargalos nos servidores.

Ver más: Sensação De Cabeça Cheia De Agua, Hidrocefalia

De modo geral, a ideia sempre foi a de fazer o WhatsApp crescer dy también modo consistente. A preocupação com o dinheiro era secundária. Soa estranho, mas funcionou. Em fevereiro dy también 2014, Jan Koum y también Brian Acton foram à casa de Mark Zuckerberg para fechar negócio: o WhatsApp sy también tornou tão relevante que o facebook topou comprá-lo por US$ 19 bilhões.

A vida sofrida de Koum tinha, definitivamente, ficado no passado. Hoje, uma das suas diversões é colecionar carros dy también luxo.

WhatsApp faz dez anos

Para comemorar o aniversário de dez anos do WhatsApp, a empresa criou um vídeo cheio de rostos felizes y también um infográfico com alguns instantes marcya antes do serviço:


É uma celebração modesta perto do poder que o WhatsApp tem. Ali, funcionar o suficiente sempry también foi mais esencial do que marchar com excelência. Ofereça o básico e, sy también necessário, aperfeiçoe depois. Essa é a estratégia que permitiu ao WhatsApp responder rapidapsique às demandas quy también surgiam e, assim, priorizar o objetivo mais importante: crescer.

Está aí a razão para Telegram, Signal e outros rivais tidos como mais confiáveis ou funcionais não terem o mesmo alcance. Eles podem até ser melhores em distintos aspectos, mas o espaço quy también almejam já está ocupado. No fim das contas, a ideia dy también quy también todo mundo pode ser encontrado via WhatsApp pesa mais para o usuário comum.

O efeito colateral disso é que questões esenciales acabam sendo deixadas em segundo plano, talvez em terceiro. Ao longo dos seus dez anos, o WhatsApp esteve no meio de várias polêmicas, com destaquy también para falhas de segurança e, mais recentemente, manipulação política.

Ver más: 340 Um Povo Forte 1 Eis Que Surge Um Povo Forte, Revestido De Poder

De qualquer forma, a dupla ficou rica. E o facebook comemora o domínio sobre uma ferramenta dy también comunicação tão poderosa que, mesmo com todas as controvérsias, não dá sinal de desgaste. Sy también proseguir assim, esses dez anos vão virar veinte fácil, fácil.