PORQUE NO BRASIL NÃO TEM FURACÃO

O furacão é um fenômeno natural quy también sy también origina nos oceanos tropicais ou subtropicais. Para a sua ocorrência, é necessário haver uma pressão atmosférica mais baixa do quy también o normal.

Tu lees esto: Porque no brasil não tem furacão

Apesar de não ser impossível acontecer um furacão no Brasil, é muito difícil, pois a região em quy también se encuentra o país não costuma reunir as condições mínimas a fin de que haja esse fenômeno.

O quy también é um furacão?

O furacão é defindesquiciado como um ciclony también tropical. Ely también sy también caracteriza por ocorrer em situações de calor y también baixa pressão atmosférica.

Habitualmente, acontecy también no verão, por haver a necessidady también de altas temperaturas no mar.

Como sy también forma um furacão?

Para a formação de um furacão, é necessária a presença dy también algumas condições climáticas especificas em etapas:

A temperatura da água do mar precisa ser de, no mínimo, 27º. Assim, essa água quente será um combustível para o surgimento do furacão;Com a evaporação dessas águas quentes, nuvens pesadas surgem logo acima;Nessy también processo, correntes ascendientes de ventos passam, aos poucos, a se fortalecer;Com bastanty también umidade, as nuvens unem-se num sistema de baixa pressão atmosférica, passando a girar com fortes ventos. É o início do furacão.No meio desse círculo dy también ventos, há o olho do furacão, uma parte tranquila, sem ventos.

Uma curiosidady también é o fato dy también o olho do furacão ser considerado uma área segura dentro do furacão. O risco para quem está esperando a passagem dy también um furacão é que, muitas vezes, há a ventania, depois ocorry también a calmaria (olho do furacão) e depois volta a ventania. Isto é muito perigoso, por el hecho de que pode enganar as pessoas, pensando que o pior já passou!


Outra curiosidade do olho é que ele somente é seguro na terra! Dentro do oceano, o olho do furacão é uma área de ondas gigantes. É... O melhor mesmo é ficar bem distante dos furacões.

*
Seta indicando o olho do furacão

Devorate às condições climáticas referidas, os furacões não ocorrem em qualquer lugar do planeta. Para a sua ocorrência, precisa ser uma zona de águas quentes y también dy también correntes dy también ventos favoráveis para essa formação.

importante afirmar que, quando a velocidady también dos ventos for baixa, a classificação do fenômeno va a ser apenas de depressão tropical. Para ser considerado um furacão, precisa atingir a velocidady también de 1diecinueve km/h.

Embora o furacão se forme dentro do mar, ely también pode logotipo atingir a terra, pois sy también locomove e, por vezes, aumenta dy también intensidade. O furacão pody también ter diferentes categorias, quy también servem dy también alerta para as pessoas saberem até quy también ponto devem sy también preatestar com a chegada do ciclone, são elas:

Categoria 1: 119 km/h - 153 km/h, pody también ser comparado com uma forte tempestade quy también caestados unidos danos leves em propriedades y también nas cidades em geral.Categoria 2: 15cuatro km/h - 17siete km/h, pode já causar grandy también destruição em casas, árvores e na eletricidade.

Ver más: Site De Leilão Nos Estados Unidos Sem Surpresas Desagradáveis

Categoria 3: 17ocho km/h - 210 km/h, um estado já alarmante, em que é necessário fechar estradas, pois carros podem ser destruídos y también árvores podem voar. Capaz de arrancar telhados das casas.Categoria 4: 21uno km/h - 2cuarenta y nueve km/h, pody también causar grandy también destruição, principalpsique nas zonas próximas à costa. É necessário haver evacuação dessas áreas. As ondas podem chegar a 5,5 metros.Categoria 5: Acima de 2cuarenta y nueve km/h, uma verdadeira catástrofe. A evacuação das regiões é obrigatória.

Por que no Brasil não tem furacão?

Como vimos, há algumas condições climáticas que precisam existir a fin de que um furacão ocorra. Assim, em primeiro lugar, as águas do mar brasileiro não costumam superar os 26º, o quy también já afasta a formação desse fenômeno natural.

Além disso, o furacão é mais comum em regiões quy también tem mudanças nas correntes de ventos, tanto na velocidady también quanto na direção, o quy también não é o caso da costa brasileira. Essa mudança nas correntes é mais comum no hemisfério norte.

Apesar disso, não podemos dizer quy también é impossível acontecerem furacões no Brasil, pois uma mudança no clima poderia permitir a sua ocorrência. No passado, o que mais se aproximou dy también um foi o ciclony también Catarina, ocorrido em 2004, em Santa Catarina.

Imagem por satelite do ciclony también Catarina

Quais foram os maiores furacões da história?

Os cinco maiores furacões da história foram:

1º Furacão São Calisto II: ocorreu em 1780, atingindo Porto Rico, República Dominicana, Pequenas Antilhas, Bermuda y también Flórida. Com ventos de mais de 3veinte km/h, deixou 22 mil mortos.2º Furacão Mitch: ocorreu em mil novecientos noventa y ocho na América Central. Com ventos de 290 km/h, deixou mais de 1ocho mil mortos.3º Furacão Galveston: ocorreu nos u.s.a. Em 1900. Com ventos dy también 21ocho km/h, deixou mais dy también 6 mil pessoas mortas.4º Furacão Katrina: ocorreu nos usa em 2005. Com ventos dy también 280 km/h, deixou 1.83tres mortos.5º Furacão do Dia do Trabalhador: ocorreu na Flórida, em 1935. Com ventos de 295 km/h, deixou 408 vítimas.

y también agora, como saber que um furacão está próximo dy también acontecer? Atualmente, isto é fácil dy también prever, por meio de satélites que logo identificam o começo dessa formação. Ainda bem!

Qual a diferença entre ciclones, tornados, furacões e tufões?

Vamos lá, você ja devy también ter apreciado que, ao longo do texto, chamamos furacão dy también ciclone. Isso sy también justifica pelo fato dy también quy también o ciclony también é um grupo grande, que abrangy también tanto furacões quanto tufões. E agora, o quy también é tufão? Tufão é o mesmo que furacão, a diferença é que furacões ocorrem no oceano Atlântico y también tufões no oceano Pacífico.

Ver más: Musculos Que Fazem Flexão De Ombro, Articulações Do Ombro

Furacão

e o tornado? Bom, o tornado também é uma formação dy también fortes ventos giratórios, mas tem a diferença de ser muito menor quy también os ciclones, podendo ser observado visualmente. Apesar dessa característica, a sua velocidady también é imensa, tendo cerca dy también quinientos km/h. Desse modo, por ondy también passar, causará destruição, mas será em menos regiões, por ser menor.

*
Tornado

Gostou do nosso conteúdo? Se gosta desse tipo dy también material, pode curtir ler esse também: