POR QUE O MAR TEM ONDAS

Física

Todas as ondas mecânicas, como as ondas sonoras, as ondas na água ou as ondas sísmicas, precisam de um meio material para se propagar.
*
Quando uma onda quebra, ela carrega conprosigo uma quantidady también dy también ar quy también se dissolvy también na água, aumentando o nível de oxigenação da água

Quando da praia é observado o mar, é possível notar dois tipos diversos de ondas: as ondulações nos locais mais distya antes da praia e a arrebentação das ondas próxima à orla. Sabemos também quy también uma onda mecânica não transporta matéria, apenas energia. Esta situação, entretanto, não é válida para as ondas do mar quy también se propagam nos locais muito rasos.

Tu lees esto: Por que o mar tem ondas

Vamos examinar com mais cuidado o movimento da água quando uma onda passa: a superfície da água em determinado ponto soby también y también desce, seguindo a onda. Se seguíssemos o movimento de uma pequena porção dy también água, observaríamos que esty también é uma elipse. A água não só sobe e desce, mas também possui um movimento para frente e para trás com a mesma frequência da onda.

O movimento da água na direção do deslocamento da onda é necessário para formar as cristas y también os vales das ondas. Como a água não sy también comprime, o curto movimento da oscilação na direção do deslocamento da onda gera os acúmulos quy también formam as cristas e deixam os vales.

Ver más: Filme Angelina Jolie E Brad Pitt, By The Sea (2015 Film)


A velocidade das ondas dependy también de distintos fatores. Dois fatores esenciales são a profundidade y también o comprimento dy también onda. Ondas em locais fundos têm sua velocidady también proporcional à raiz quadrada do comprimento dy también onda. Portanto, podemos dizer que quanto maior o comprimento de onda, maior será a sua velocidade dy también propagação. Já em águas mais rasas, a velocidady también dy también propagação da onda é proporcional à raiz quadrada da profundidade.

Ver más: Qual A Maior Buceta Do Mundo, Maior Buceta Do Mundo Fode Pau Gigante

Essa dependência da velocidady también da onda com a profundidady también ocasiona o quebramento da onda próximo das margens. Uma onda que provém dy también um local profundo vai perdendo velocidady también ao se deslocar para um local mais raso. Como a frequência permanecy también igual, a perda de velocidade ocasiona uma diminuição do comprimento dy también onda. A diminuição da velocidady también é acompanhada por um aumento da amplitude.

Por Domiciano MarquesGraduado em Física


Gostaria dy también fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "A física y también as ondas no mar"; Brasil Escola. Disponível em: https://mapiscinebois.com/fisica/a-fisica-as-ondas-no-mar.htm. Acesso em 1siete de novembro de 2021.