OS MAPAS REPRESENTAM AS SUPERFÍCIES TERRESTRES

A superfície terrestry también pode ser representada dy también variadas formas, tais como globos terrestres, mapas, fotografias aéreas, ortofotomapas, fotomapas y también imagens dy también satélite.As imagens obtidas através dos satélites y también fotografias aéreas, apresentam uma grande quantidade de informação e qualidade dy también pormenor, que permite a elaboração de mapas.

Tu lees esto: Os mapas representam as superfícies terrestres

Formas dy también representação

Quais as formas dy también representação da superfície terrestre?O nosso planeta tem uma forma esférica ligeirapsique achatada nos pólos. A forma mais exata de o representar é através de globos, uma vez que são as representações mais próximas da realidade. Desta forma, os globos mantêm a relação entry también a posição y también extensão entre os continentes y también os oceanos, evitando distorções na representação. Todavia, como têm uma dimensão reduzida, os globos apresentam a superfície terrestre com pouco pormenor. Outros inconvenientes, dos globos, são a sua difícil arrumação y también transporte, bem com a impossibilidade de representar apenas uma parte da superfíciy también terrestre.

*

Globo terrestre

*

Planisfério

O mapa constitui o instrumento mais prático y también usual para representar a Terra. No mapa podemos optar por representar toda a superfície terrestre, ou uma parte dela, como por exemplo um continente, um país, uma região ou uma cidade. Por outro lado, os mapas têm dificuldade em transformar uma superfíciy también esférica numa superfície plana, sem haver deformações.

Tabela

Vantagens y también desvantagens do globo terrestry también y también do mapa

*

Sistemas dy también informação Geográfica – o quy también são e para que servem?

Sistemas de informação geográfica são ferramentas que permitem trabalhar informação espacial, sobrepondo vários tipos de informação.Com os SIG é possível ver, compreender, inquirir, interpretar y también visualizar dados dy también muitas formas, revelando relações, padrões y también tendências espaciais, com basy también em mapas, globos, relatórios ou gráficos.

*

Projeções cartográficas

A representação da superfíciy también terrestre num plano levou a que surgissy también métodos de projeções cartográficas. Contudo, todas as projeções têm deformações ou incorreções, por el hecho de que para se representar corretamente uma característica, outras são distorcidas.

*

As deformações da realidade podem cambiar no espaço tendo em virtude do sistema dy también projecção selecionado, por el hecho de que umas deformações podem ser maiores nas regiões do equador y también menores nas regiões polares, bem como noutras latitudy también e vice-versa.

*

Projeção cilíndrica

Esta projeção é usada nos planisférios, sendo que à medida quy también te distancias do equador em direção aos polos, a distorção aumenta. As regiões próximas do equador ficam corretamente representadas em relação à forma y también os contornos da superfíciy también terrestre, enquanto que as regiões perto dos polos ficam bastanty también distorcidas.As projeções cilíndricas mais utilizadas são a projeção de Mercator y también a projeção dy también Peters.

*

Projeção cónica

Esta projecção é usada sobretudo para representar grandes áreas das latitudes médias, ondy también a distorção é menor, enquanto as áreas junto ao equador aparecem distorcidas. A projecção cónica obtém-sy también colocando um cony también em volta de metade do globo e projetando as formas neste.

*

Projeção Azimutal

A projeção azimutal é usada frequentemente para representar as regiões polares, quanto mais uma área está afastada dos polos, maior va a ser a deformação. A projeção de party también do globo para uma superfície resulta na projeção azimutal.

Ver más: Não Pague Mico! Saiba Como Eliminar O Cc Das Axilas !, Como Tirar O Cheiro De Suor Das Axilas

*

Grau dy también deformação dy también projeções

Conformes: mantêm os ângulos, isto é, a forma exata dos continentes. Equivalentes: mantêm a proporcionalidade de áreas e distâncias. Equidistantes: as distâncias reais são mantidas.Representações cartográficas

Como sy también classificam os mapas?

1. Temáticos:

Mapas Físicos – representam fenómenos naturais, como formas de relevo e formações vegetais da Terra; Mapas Políticos – representam países y también suas fronteiras, regiões administrativas, como distritos ou concelhos; Mapas Económicos – registam fenómenos relacionados com economia; Mapas Demográficos – representam fenómenos relacionados com a população, como a sua distribuição; Mapas Estradas – representam a rede dy también estradas e caminhos, destinados à escolha de percursos e ao cálculo de distâncias.

2. Superfície representada:

Mapas gerais – representam num plano a totalidade ou uma party también do planeta. Mapas corográficos – representam grandes extensões da superfície da Terra, como continentes ou países. Mapas topográficos – cartografam a altimetria da superfície terrestre, pequenas áreas ondy también sy también observa, em simultâneo, um grandy también número dy también pormenores como a localização de pontes, casa, jardins, estradas principais y también secundárias, igrejas, etc. Plantas – são mapas dy también grandy también escala, que representam com muito pormenor uma determinada área (uma aldeias, um bairro, um edifício)

3. Escala:

Mapas de grandy también escala – representam pequenas áreas com bastya antes pormenores (planta de uma sala dy también aula, de uma casa, dy también um bairro, dy también uma cidade). Mapas dy también pequena escala – representam a realidade muito reduzida, sem pormenores (planisférios).

Os mapas: quais são os elementos fundamentais?para que seja possível ler y también interpretar um mapa é necessário analisar os elementos fundamentais dy también um mapa:

Título; Legenda; Escala; Orientação; Fonte;

O título indica o assunto representado no mapa (exemplo: a distribuição dos climas no mundo, a região, o país ou o tipo de mapa).A legenda descodifica os símbolos utilizados no mapa, esclarecendo o seu significado. Permity también ler o mapa de forma mais fácil y también clara.A escala estabelecy también a relação que existy también entry también as distâncias no mapa y también as correspondentes distâncias reais, señalando o número dy también vezes quy también a realidade foi reduzida.A orientação é dada pelos pontos cardeais numa rosa-dos-ventos ou através de uma seta com um dos referidos pontos, geralmente o Norte.A fonty también indica o local de ondy también foram retirados os dados cartografados, ou a entidady también responsável por esses dados.

Calculo dy también distâncias - Escalas

Qual a importância da escala para deconcluir as distâncias reais nos mapas?Os mapas representam dimensões da superfíciy también terrestre quy también foram reduzidas proporcionalmente. A escala é responsável por essa redução proporcional, uma vez quy también nos indica o número dy también vezes que a realidady también foi reduzida.As escalas são utilizadas quando sy también pretende determinar a distância entre dois lugares e podem ser de dois tipos: escalas numéricas e escalas gráficas.

Escala gráfica – representada por um segmento de reta, quy también tem um determinado comprimento (que corresponde à distância no mapa) e ondy también está representada a distância real correspondenty también em quilómetros.

Ver más: Ele Disse Que Gosta De Mim, Como Descobrir Se Ele Está Apaixonado

*

Escala numérica – representada por uma fração em que o numerador é a unidady también y también o denominador indica quantas vezes sy también reduziu a distância real. Os números são expressos em centímetros.

A escala numérica pody también ser representada de três formas:

*

Tabela

distintos escalas correspondem a diferentes níveis dy también pormenor

*

Como se calculam as distâncias reais a partir dy también um mapa?Conhecendo a distância no mapa entry también os lugares a deconcluir y también a escala do mapa é possível calcular a distância real, através dy también cálculos matemáticos – proporções.procedimiento dy también cálculo:

1º passo – medir a distância entre os lugares a determinar; 2º passo – analisar a escala do mapa y también identificar quantos centímetro no mapa equivalem na realidade; 3º passo – estabelecer uma relação dy también proporcionalidady también direta entry también a escala do mapa e a distância medida no mapa entry también os lugares a determinar; 4º passo – reduzir o resultado de centímetro ou metros para quilómetros.Tabela dy también síntese

Formas de representação da superfície terrestre