O QUE FOI A GUERRA RELAMPAGO

*

Tu lees esto: O que foi a guerra relampago

Browsy también Browsy también Items by: About Legislação Tutoriais ORCID

Ver más: Rosto Quente E Dor De Cabeça Ao Comer Doces? Explicamos O Que Acontece

Please usy también this identifier to cite or link to this item: https://mapiscinebois.com/handle/123456789/18014

Ver más: Rosa Com Azul Dá Que Cor - Mistura De Cores Para Dar Azul

Document type:Trabalho de Conclusão de Curso
Access type:Acesso Aberto
Title:A guerra relâmpago (Blitzkrieg) alemã: da teoria à capacitação estratégica, tática e tecnológica bélica e militar ao êxito nos campos de batalha (1939-1940)
Author:Rodrigues, Luiz Fernando Confessor
First Advisor:Silva, Paulo Sérgio da
First member of the Committee:Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Second member of the Committee:Campo, Mônica Brincalepe
Summary:Instigado pelo tema da guerra relâmpago alemã realizou-se uma investigação interdisciplinar compreendendo as áreas de história, estratégia e ciência política, onde foram buscados aspectos informativos e teóricos que foram integrados às fontes documentais. O recorte temporal selecionado compreende o período de 01 de setembro de 1939, que marca a invasão da Polônia pelas tropas alemãs, a 25 de junho de 1940, data da assinatura de um armistício pelos franceses, após a capitulação de Paris. Esse período foi selecionado por marcar a utilização, já no teatro da segunda guerra mundial, da guerra relâmpago e a consolidação de significativas conquistas alemãs advindas da aplicação da sua estratégia e táticas pelos alemães. Efetuadas as delimitações temáticas e temporais indagou-se quais os pressupostos estratégicos e táticos, operacionais e tecnológicos fundamentaram a guerra relâmpago? Quais os passos e os caminhos adotados pelas forças armadas alemãs em preparação para a adequação a esta nova estratégia? Quais as táticas, tecnologias e recursos bélicos foram empregados, no início do conflito? Quais as repercussões operacionais para/no cenário de combate europeu, quando a guerra relâmpago foi colocada em ação? Para traçar o cenário político e estratégico alemão foi utilizada a pesquisa bibliográfica, em suportes materiais e digitais, objetivando compor um arcabouço informativo e interpretativo do período que após a confrontação e a crítica, foi utilizado na composição das análises e elucidação das indagações propostas no trabalho. Para ilustrar os impactos e as repercussões da Blitzkrieg foram usadas reportagens do Jornal do Brasil, ano XLIX, número 206 do dia 01 de Setembro de 1939 ao fascículo do ano L, número 147 do dia 25 de junho de 1940. O texto foi dividido em duas partes: na primeira estão descritas as condições políticas e econômicas da Alemanha, os pressupostos estratégicos, táticos, operacionais e tecnológicos da guerra relâmpago e as adequações organizacionais e funcionais dos arsenais e das tropas alemãs ao novo conceito militar. Na segunda, estão descritas as movimentações e ações operacionais que permitiram o sucesso incontestável das forças alemãs no teatro de guerra, provando a superioridade militar de sua estratégia no campo de batalha, que lhe permitiu, em 10 meses, conquistar a Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica Luxemburgo, Dinamarca e a França, colocando o destino das potências europeias em risco, numa guerra em que apenas davam-se os primeiros passos e em que a dianteira alemã era contundente.
Notes:Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/mapiscinebois.com 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da mapiscinebois.com".
Keywords:Guerra relâmpago (Blitzkrieg)EstratégiaEuropa1939-1940Segunda Guerra Mundial
Area (s) of CNPq:CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language:por
Country:Brasil
Publisher:Universidade Federal de Uberlândia
Quote:RODRIGUES, Luiz Fernando Confessor. A guerra relâmpago (Blitzkrieg) alemã: da teoria à capacitação estratégica, tática e tecnológica bélica e militar ao êxito nos campos de batalha (1939-1940). 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI:https://mapiscinebois.com/handle/123456789/18014
Date of defense:2015
Appears in Collections:TCC - História