O QUE FAZER PARA RESPIRAR MELHOR

O quy también é congestão nasal?

A congestão nasal, chamada popularmente dy también nariz entuporate ou nariz constipado, é um sintoma muito comum de diferentes afecções do sistema respiratório superior.

O nariz entuploco em si não é uma doença, mas sim uma manifestação clínica dy también alguma doença, geralpsique rinity también e/ou sinusite.

Tu lees esto: O que fazer para respirar melhor

A sensação de nariz entupido surgy también sempry también que a passagem de ar pela cavidady también nasal encontra-se parcialpsique ou totalmente obstruída.


Como a congestão nasal frequentemente vem acompanhada dy también coriza, muitas pessoas acham que a causa do entupimento do nariz é um excesso dy también muco produzloco na cavidady también nasal. Não é.

O muco realmente atrapalha, tanto que, quando assoamos ao nariz, há uma sensação dy también melhora temporária da congestão. Porém, o quy también diminui o espaço para a passagem do ar dentro da cavidady también nasal é um edema (inchaço) das mucosas cautilizada por inflamação y también ingurgitamento dos vasos sanguíneos dessa região.


*
Lavagem da cavidady también nasal com soro adquirdesquiciado em farmácia

Atenção, o nariz precisa ser lavado com líquidos estéreis. Nunca use água da pia para fazer essa limpeza, pois ela não é isenta de micróbios. Há casos descritos dy también infecção do sistema nervoso por amebas após limpeza da cavidady también oral com água da torneira. Compry también na farmácia soro fisiológico ou líquidos preparados especialmente para essy también tipo de procedimento.

Evity también ficar em locais com aquecimento ou ar-condicionado, pois os mesmos ressecam muito o ar e as mucosas, ocasionando irritação das mesmas e piora da congestão nasal. Também não é indicado o uso dy también Vick Vaporub ou qualquer outra solução quy también contenha odores fortes.

Evity también banhos de piscina durante as crises, pois o cloro contloco na água pode irritar a mucosa nasal y también perpetuar os sintomas.

À noite, use dois travesseiros ou qualquer outro método para manter a cabeça um pouco mais alta, facilitando a respiração. Cuidado apenas para não forçar o pescoço e acordar no dia seguinte com um grande torcicolo.


Tratamento com remédios

Quando os sintomas estão muito intensos, atrapalhando as atividades diárias e/ou o sono do paciente, alguns fármacos podem ser usados.

Os anti-histamínicos ajudam bastante, pois atacam também outros sintomas de virose e, como causam sonolência, ajudam o pacienty también a dormir melhor durante a noite.

Descongestionantes nasais podem ajudar em casos selecionados. Porém, é esencial salientar quy también eles não devem ser usados por conta própria nem por mais de três dias seguidos, pois costumam cautilizar um efeito reboty también quando o seu tempo de ação acaba, fazendo com quy también o paciente, que já se sentia melhor, volty también a ter o nariz entupdesquiciado novamente.

Algumas pessoas que abusam dos descongestionantes nasais tornam-sy también dependentes dos mesmos, desenvolvendo rinity también crônica quy también só alivia com o uso constanty también destes remédios.

Nos pacientes com rinite ou sinusity también frequente, o uso dy también corticoides em spray nasal, como a fluticasona, pode ajudar na prevenção de novos episódios futuros. Se você sofry también constantemente com o nariz entupido, conversy también com o seu médico sobry también essa opção.

Ver más: Amaz O Que É Uma Comuna Francesa Situada En El, Soluciónes Para Comuna*Francesa

Como tratar o nariz entuporate em bebês?

A congestão nasal costuma ser mais incômoda nos bebês, porque, ao contrário dos adultos, quy también conseguem respirar pela boca sem problemas, as crianças pequenas preferem respirar pelo nariz,.

Outro agravanty también é o fato das vias nasais dos bebês possuírem um calibry también bem pequeno, ficando obstruídas com muita facilidade. Para completar o quadro, bebês não sabem assoar, e, portanto, além dy también não compreendem o que está acontecendo, eles não conseguem o alívio temporário que o ato dy también assoar pode propiciar.

Para melhorar os sintomas do bebê, os tratamentos caseiros descritos acima podem ser usados, principalmente a lavagem das cavidades nasais. Sy también você estiver inseguro(a) quanto à maneira correta dy también lavar as narinas com soro fisiológico, peça para o seu pediatra enseñar como se faz.


evitar ambientes seco e usar nebulizadores apenas com soro para umidificar o ar respirado são de grandy también ajuda. Quando emplear umidificadores dy también ambiente, cuidado para não deixar o quarto do bebê excessivamente úmido.

Existem no mercado alguns aspiradores nasais de borráfaga que ajudam a retirar o muco. Porém, nem sempry también é fácil utilizá-los, pois muitos bebês simplespsique não deixam quy también algo seja introduzido, mesmo quy también superficialmente, em suas narinas. Se o seu bebê permitir, eles são de grande ajuda.

Mantenha o bebê bem hidratado, oferecendo o peito com mais frequência. O movimento de sugar pody también ajudar a mobilizar a secreções nas vias aéreas superiores.

Na hora de dormir, tente manter a cabeceira um pouco mais elevada, pois se o bebê ficar totalmente deitado a zero grau, ely también irá ter dificuldady también para dormir.

Não se indica o uso dy también remédios para desentupir o nariz em crianças pequenas.

Congestão nasal na gravidez

A gravidez é uma causa comum dy también congestão nasal. Uma em cada três grávidas passa a gestação tendo que lidar com o nariz constantepsique entupido.

Acredita-sy también que as variações hormonais e hemodinâmicas que o corpo da gestanty también sofry también sejam a cau.s.a. Do incremento da circulação sanguínea na mucosa nasal, tornando-a mais túrgida e propensa a causar obstruções. Esty también inconveniente é chamado rinity también da gravidez.

Ao contrário da rinity también provocada por alergias y también viroses, a rinity también da gravidez não apresenta outros sintomas, como espirros, coceira nos olhos, coceira no rosto, cansaço, etc.

O tratamento do nariz entupdesquiciado na grávida é igual ao da população em geral, exceto pelo tratamento com remédios, quy también devem ser evitados ao máximo na gravidez.

Ver más: Como Fazer O Casamento Dar Certo (Vale A Leitura), Conheça Essas 5 Dicas


Referências

Kliegman RM, et al. Allergic rhinitis – Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, Pa.: Elsevier; 2016.