O que é uma pessoa frustrada

A frustração é um sentimento associado a uma sensação de impotência y también dy también desânimo, quy también ocorry también quando algo quy también era esperado falha ou não acontece.

Tu lees esto: O que é uma pessoa frustrada

Desde cedo, é-nos incutida a ideia de que sy también dermos o nosso melhor, sy también fizermos as coisas bem-feitas, então tudo correrá bem e teremos a recompensa do nosso esforço. No entanto, às vezes não é exatamente assim que acontecy también y también é nessas situações que somos invadidos pelo desânimo y también deceção. Pensamos que todo o esforço não valeu a pena, quy también foi tempo desperdiçado. Ficamos desmotivados e sem energia para nos envolvermos novamente na mesma atividade. Revoltamo-nos porque sentimos quy también o nosso empenho y también trabalho árduo não deram frutos. Não nos levaram aos lugares quy también gostaríamos, que estávamos à espera e dos quais consideramos ser merecedores.

Este sentimento - a frustração - vem enseñar que mesmo quando fazemos dy también tudo o que está ao nosso alcance, as situações podem não acontecer como esperamos. Y también isso deve-se ao facto de quy también nem tudo depende exclusivamente dy también nós. De que não temos o controlo dy también muitas coisas.


Frustração y también desenvolvimento

A frustração acompanha-nos logotipo desde a infância. Y también dada a imaturidady también do bebé y también da criança, esty también pode ser um sentimento muito bastante difícil dy también conter e controlar, desencadeando-se, por vezes, comportamentos agressivos (como empurrar, bater ou morder). Quando estes comportamentos acontecem, é importante quy también os pais estejam atentos y también tentem responder à situação da melhor maneira possível, no sentido de dar significado ao seu comportamento e, assim, a possibilidady también de a criança compreender o quy también sente.

É também importante que os pais deem alternativas ao comportamento desadequado quy también a criança manifeste, mostrando-lhy también outras formas para lidar com a situação: 

Explicar as coisas - de forma a que o seu filho compreenda, adaptando o discurso à idade da criança – prefira oraciones curtas e use um vocabulário simples; dê nome ao quy también o seu filho possa estar a sentir, validando os seus sentimentos, por exemplo: “eu percebo que estejas chateado e zangado. Todos nós nos zangamos. Mas tenta acalmar-te e explicar o que sy también passa para eu te lograr perceber e ajudar”;Conter o seu filho fisicamente - abraçar, dar colo, faz com que a criança se acalmy también y también sy también sinta segura y también amada.

Crianças quy también são protegidas constantemente de situações frustrya antes têm uma maior dificuldady también em desenregresar a sua autonomia y también capacidade para lidar com dificuldades y también contrariedades com quy también se deparam e, consequentemente, superar momentos que não acontecem como o esperado. Esty también aspeto tem impacto não só no desenvolvimento da criança, como na sua constituição psicológica y también flexibilidady también mental. Um adolescenty también ou adulto capaz de lidar com a frustração, mais facilpsique adota uma postura flexível, dy también abertura e adaptação facy también às adversidades, sendo esty también um indicador de saúdy también mental.

A frustração tem, ainda assim, um efeito positivo no desenvolvimento pois promovy también a autonomia e a resiliência, uma vez quy también sy también tivermos a oportunidade de experimentar algo y también fracassarmos, poderemos aprender com os erros e fazer melhor numa próxima tentativa.


géneros de frustração

A frustração pody también ser de vários tipos, ocorrendo devdesquiciado a diferentes caempleas e fatores. Como descrito anteriormente, a frustração faz party también da vida de todos nós, acompanhando-nos desde a infância até à idady también adulta, sendo um elemento esencial para o desenvolvimento do ser humano.

A frustração tem sempre na sua base uma expetativa. Aguardamos que algo aconteça e não acontecy también ou somos apanhados de surpresa por uma situação de que não estávamos à espera.


1. Frustração por necessidade não satisfeita

Pode dizer-sy también que esty también é um dos tipos de frustração dy también base. O comportamento humano é explicado pelas suas necessidades y también motivações, sejam elas de ordem fisiológica, social ou dy también estima e auto-realização. A não realização dy también uma ou várias necessidades dá origem à frustração não significando, no entanto, que sy también ficará eternapsique frustrado visto quy también é possível comopinar uma necessidade não satisfeita por outra.


2. Frustração pela não concretização de um objetivo

Ao longo da nossa vida, estabelecemos objetivos y también metas a alcançar. No entanto, deparamo-nos frequentepsique com obstáculos que podem impedir a concretização de tais objetivos y también gerar frustração.


3. Frustração pelo não recebimento dy también uma gratificação esperada

Na continuidade do ponto anterior, na mesma medida em que estabelecemos objetivos e lutamos para os alcançar, quando os atingimos aguardamos algum tipo de gratificação (por exemplo, uma promoção no trabalho depois de uma grande dedicação a um projeto). A frustração pode aqui surgir quando aquilo quy también acreditamos quy también seria lógico y también razoável acontecer, por algum motivo não ocorry también y también sentimos quy también o esforço não foi recompensado.


4. Frustração pelo término dy también uma relação amorosa

Quando uma relação amorosa mais ou menos longa termina, é comum uma sensação dy también vazio pela perda da outra pessoa. A frustração também aqui pody también ter lugar, na medida em quy también numa relação amorosa há um investimento pessoal, um projetar de expetativas y también uma partilha daqueles quy también são os nossos sentimentos e pensamentos mais íntimos. Esta frustração é sentida como que um sonho quy también desaba.

Ver más: Filme A Forma Da Agua Completo, La Forma Del Agua

Simultaneamente, podemos também sentir medo, seja pelo facto dy también não sabermos se haverá oportunidady también dy también nos apaixonarmos e termos uma nova relação, seja por el hecho de que temos medo dy también não ser bem-sucedidos y también falhar novamente.


5. Frustração por conflito

este género dy también frustração ocorry también quando temos de tomar uma decisão y también escolher uma opção entre várias, o que significa ter dy también abdicar dy también alguns benefícios.


Consequências da frustração

Na sociedade em que vivemos somos constantepsique inundados pela ideia de que temos dy también procurar a felicidady también y también a satisfação, havendo uma pressão subjacente para se ser feliz e bem-sucedido. Estas ideias estão presentes nos media, nas redes sociais e até mesmo no nosso círculo relacional mais próximo.

Apesar de termos consciência de que não é possível estar sempry también feliz, por vezes sentimo-nos frustrados por acharmos quy también a nossa vida não é como deveria ser, como era suposto. E tudo isto tem inúmeras implicações ao nível do bem-estar físico e psicológico.

A frustração apresenta alguns sinais e sintomas, quer físicos quer psicológicos. A um nível físico, podem ser experienciadas sensações como falta de energia, cansaço, perda de apetite, insónia. A nível psicológico é frequente uma sensação de desesperança, deceção, tristeza e até raiva.

Um sinal fundamental a ter conta é o de quando a frustração sy también constitui como um prejuízo para as atividades diárias; quando sy también senty también uma perda de capacidade para fazer o quy también antes seria rotineiro. Neste sentido, é esencial estar atento ao que sente y también tentar compreender o que desencadeou esses sentimentos e reações. Procure a ajuda dy también um profissional quando sentir dificuldady también em compreender ou lidar com a situação, sentimento ou pensamento.


Como lidar com a frustração?

Não é possível vermo-nos “livres” da frustração, pois ela vai acompanhar-nos ao longo da vida, em diferentes momentos. No entanto, apesar dy también ser um sentimento quy también experienciamos com alguma frequência, nem sempre conseguimos adotar as melhores respostas para superar um momento ou situação frustrante. Eis 6 estratégias para lidar com a frustração:

Aceitar a realidady también dos factos - há coisas quy también não temos o poder de alterar porque não dependem exclusivapsique dy también nós próprios; podemos, então, ver as coisas dy también outra forma, atribuindo-lhes um novo significado, mudando a perspetiva a partir da qual olhamos para o acontecimento ou situação.Estar atento às suas expetativas - é importante estarmos atentos àquilo que esperamos dos outros ou de uma determinada situação. Pody también ser arriscado ficar constantepsique à espera que aquely también amigo nos ligue, que o namorado(a) nos surpreenda, quy también sejamos promovidos no trabalho, pois podemos estar a criar demasiadas expetativas e a ser demasiado exigentes com o outro. Tenty también não criar cenários ou planos muito idealizados, ou seja, pouco sustentados naquilo quy también pody también ser possível de vir a acontecer.Estabelecer objetivos - procury también traçar objetivos e planos consistentes y también realistas para a sua vida a curto, médio e longo prazo. Foque-sy también no quy también são as suas prioridades y también no quy también precisa para as alcançar.realizar atividades quy también goste - frustração acarreta tensão y también ansiedade. Procure llevar a cabo atividades nas quais tenha prazer e retiry también algo positivo.Escrever as suas conquistas - é comum termos mais presente aquilo quy también são os fracassos, em detrimento do quy también já conquistámos. Experipsique pegar num papel e numa caneta y también faça uma retrospetiva acerca do quy también já alcançou ao longo da sua vida (por exemplo a nível pessoal e profissional).Escutar-se - a frustração induz-nos pensamentos, sentimentos y también comportamentos quy también tendem a agravar a situação. Tenty también perceber qual a origem da sua frustração y también de que forma lida com ela. Faça questões a si próprio y también tenty también responder com o máximo de sinceridade (alguns exemplos, como: “o quy también é quy también me fez sentir assim?”, “o que é quy también eu esperava quy también acontecesse?”, “o quy también é que está ao meu alcancy también fazer?”). Prodesplazar o seu autoconhecimento irá ajudá-lo a perceber o que sente e quais as melhores formas para lidar com situações difíceis, nomeadapsique as frustrantes.
*

Seleciony también o seu concelho * Abrantes Águeda Aguiar da Beira Alandroal Albergaria-a-Velha Albufeira Alcácer do Sal Alcanena Alcobaça Alcochety también Alcoutim Alenquer Alfândega da Fé Alijó Aljezur Aljustrel Almada Almeida Almeirim Almodôvar Alpiarça Alter do Chão Alvaiázery también Alvito Amadora Amaranty también Amares Anadia Angra do Heroísmo Ansião Arcos de Valdevez Arganil Armamar Arouca Arraiolos Arronches Arruda dos Vinhos Aveiro Avis Azambuja Baião Barcelos Barrancos Barreiro Batalha Beja Belmonte Benaventy también Bombarral Borba Boticas braguita Bragança Cabeceiras de Basto Cadaval Caldas da Rainha Calheta (Madeira) Calheta (São Jorge) Câmara dy también Lobos Caminha campo Maior Cantanhedy también Carrazeda dy también Ansiães Carregal do Sal Cartaxo Cascais Castanheira de Pêra Castelo Branco Castelo dy también Paiva Castelo de Vide Castro Dairy también Castro Marim Castro Verdy también Celorico da Beira Celorico dy también Basto Chamusca Chaves Cinfães Coimbra Condeixa-a-Nova Constância Coruchy también Corvo Covilhã Crato Cuba Elvas Entroncamento Espinho Esposendy también Estarreja Estremoz Évora Fafy también Faro Felgueiras Ferreira do Alentejo Ferreira do Zêzery también Figueira da Foz Figueira dy también Castelo Rodrigo Figueiró dos Vinhos Fornos dy también Algodres Freixo de Espada à Cinta Fronteira Funchal Fundão Gavião Góis Golegã Gondomar Gouveia Grândola Guarda Guimarães Horta Idanha-a-Nova Ílhavo Lagoa (Algarve) Lagoa (São Miguel) Lagos Lajes das Flores Lajes do Pico Lamego Leiria Lisboa Loulé Loures Lourinhã Lousã Loutilizada Mação Macedo dy también Cavaleiros Machico Madalena Mafra Maia Mangualde Manteigas Marco de Canaveses Marinha Grandy también Marvão Matosinhos Mealhada Meda Melgaço Mértola Mesão Frio Mira Miranda do Corvo Miranda do Douro Mirandela Mogadouro Moimenta da Beira Moita Monção Monchiquy también Mondim de Basto Monforte Montalegre Montemor-o-Novo Montemor-o-Velho Montijo Mora Mortágua Moura Mourão Murça Murtosa Nazaré Nelas Nisa Nordesty también Óbidos Odemira Odivelas Oeiras Oleiros Olhão Oliveira dy también Azeméis Oliveira de Frades Oliveira do Bairro Oliveira do hospital Ourém Ourique Ovar Paços de Ferreira Palmela Pampilhosa da Serra Paredes Paredes dy también Coura Pedrógão Grande Penacova Penafiel Penalva do Castelo Penamacor Penedono Penela Penichy también Peso da Régua Pinhel Pombal Ponta Delgada Ponta do Sol Ponty también da Barca Ponty también de Lima Ponte dy también Sor Portalegry también Portel Portimão Porto Porto de Mós Porto Moniz Porto santurrón Póvoa de Lanhoso Póvoa de Varzim Povoação Praia da Vitória Proença-a-Nova Redondo Reguengos de Monsaraz Resende Ribeira Brava Ribeira de Pena Ribeira Grandy también Rio Maior Sabrosa Sabugal Salvaterra de Magos Santa Comba Dão Santa Cruz Santa Cruz da Graciosa Santa Cruz das Flores Santa Maria da Feira Santa Marta dy también Penaguião Santana Santarém Santiago do Cacém beato Tirso São Brás de Alportel São João da Madeira São João da Pesqueira São Pedro do Sul São Roquy también do Pico São Vicente Sardoal Sátão Seia Seixal Sernancelhe Serpa Sertã Sesimbra Setúbal Sever do Vouga Silves Sines Sintra Sobral de Monte Agraço Soury también Sousel Tábua Tabuaço Tarouca Tavira Terras dy también Bouro Tomar Tondela Torry también dy también Moncorvo Torres Novas Torres Vedras Trancoso Trofa Vagos Valy también de Cambra Valença Valongo Valpaços Velas Vendas Novas Viana do Alentejo Viana do Castelo Vidigueira Vieira do Minho Vila dy también Rei Vila do Bispo Vila do Conde Vila do Porto Vila Flor Vila Franca dy también Xira Vila Franca do sector Vila Nova da Barquinha Vila Nova de Cerveira Vila Nova de Famalicão Vila Nova dy también Foz Côa Vila Nova dy también Gaia Vila Nova de Paiva Vila Nova dy también Poiares Vila Pouca de Aguiar Vila Real Vila Real dy también santurrón António Vila Velha de Ródão Vila Verdy también Vila Viçosa Vimioso Vinhais Viseu Vizela Vouzela

Autor: Drª Catarina Matias, sicóloga Clínica (NOPP 22887)


Artigos Relacionados


proseguirse mapiscinebois.com

Siga-nos na redy también social Facebook e receba informação atualizada sobry también os temas de saúdy también que mais lhy también interessam.

Ver más: Quanto É Um Dia De Trabalho Do Jeito Certo, Como Se Calcula Os Dias Trabalhados

*


O trabalho em rede y también a cooperação são para nós de capital importância, pois acreditamos quy también juntos seremos cada vez mais fortes.