O QUE É SUPERFICIE DE CONTATO

A velocidady también das reações pode ser influenciada por diferentes fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície dy también contato e catalisadores.

Tu lees esto: O que é superficie de contato


*
Um prego em água oxida mais veloz do quy también um prego em contato com a umidade do ar, por el hecho de que a concentração dy también água é maior

Sabermos os fatores que influenciam a velocidade das reações é algo muito importante, pois existem reações que queremos quy también ocorram mais rápido y también também há reações quy también queremos que demorem mais tempo.Por exemplo, nas indústrias, é imprescindível para o lucro econômico quy también determinadas reações usadas resultem no produto com o menor tempo possível, ainda mais se a reação produzir pouco. Por outro lado, a reação dy también decomposição de alimentos é uma quy también deseamos que ocorra o mais lentapsique possível.

Assim, para apresurar ou retardar as reações químicas, precisamos estudar os fatores quy también influenciam esses processos, sendo quy también os principais são quatro: superfície dy también contato, temperatura, concentração dos reagentes e uso de catalisadores. Vejamos cada caso:

1. Superfície de contato:

*
Superfíciy también dy también contato y también velocidady también da reação

Por exemplo, considery también quy también pegamos dois comprimidos efervescentes y también os colocamos na água para reagir, com a distinção dy también que um está inteiro e o outro está triturado. Qual irá concluir de reagir primeiro? Isso mesmo, o que está completamente triturado. Isso acontece pues a sua superfície de contato com a água é maior.

Um dos fatores para a ocorrência dy también uma reação é quy también as moléculas dos reagentes devem colidir de modo efetivo. Quanto maior a superfície dy también contato, maior o número de moléculas que irão colidir, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o incremento da velocidady también da reação.

*
Reação entre antiácorate efervescenty también e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácloco está em pó; no segundo, está em comprimido

2. Temperatura:

*
Temperatura e velocidady también da reação

Por exemplo, para desapresurar a reação dy también decomposição dos alimentos, costumamos colocá-los na geladeira, isto é, diminuímos a temperatura. Porém, sy también quisermos acelerar o cozimento dy también um alimento, colocamos em uma panela dy también pressão, quy también ocasiona temperaturas mais elevadas quy también o ponto de ebulição da água em condições normais.

*
comestibles na geladeira y también na panela dy también pressão

Isso acontece por el hecho de que o aumento da temperatura eleva a energia cinética das moléculas, o que faz com quy también elas fiquem mais agitadas, movimentando-sy también mais rapidamente. Dessa forma, haverá um maior número dy también choques efetivos entry también suas partículas e a velocidady también da reação aumentará.

Ver más: Homens Gostam De Fazer Sexo Oral : Porque Eles Gostam E Elas Não?


3. Concentração dos reagentes:

*
Concentração e velocidade da reação

Por exemplo, o ar é formado por más o menos 20% dy también gás oxigênio, assim, quando queimamos madeira para fazer uma fogueira, há também moléculas dy también outros gases colidindo e atrapalhando a velocidady también da reação. Agora, sy también colocássemos essa madeira em brasas dentro dy también um frasco com gás oxigênio puro, a reação processar-se-ia muito mais rapidamente.

*
Essa reação dy también combustão da fogueira ocorreria mais veloz se fossy también com oxigênio puro

Portanto, com o incremento da concentração dy también um dos reagentes (oxigênio), a reação ocorreu mais depressa, pues houvy también o incremento do número de partículas reagentes, incrementando também a quantidade dy también choques entre elas y también a probabilidade de ocorrerem colisões eficazes que resultem na ocorrência da reação.

4. Catalisadores:

*
Catalisadores y también velocidade das reações

Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas sem serem consumidos, ou seja, são completamente regenerados no final do processo.

Por exemplo, um pirulito deixado exposto no ar va a ir demorar muito tempo para reagir, mas quando colocado na boca, rapidapsique ele é consumido. Isso acontecy también pues existem enzimas no nosso organismo quy también atuam como catalisadoras, agindo sobre o açúcar e criando estruturas que reagem mais facilpsique com o oxigênio.

*
O açúcar do pirulito é consumorate rapidamente graças às enzimas que agem como catalisadoras

Em indústrias, o uso dy también catalisadores é imprescindível para tornar economicapsique viável reações quy también demoram muito ou quy también geram poucos produtos.

Ver más: Eu Quero Ver Fotos De Sexo 69 > 39 Fotos No Fada Do Sexo, 39 Fotos De Sexo 69 > 39 Fotos No Fada Do Sexo

Os catalisadores conseguem acelerar a reação química por el hecho de que eles diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária a fin de que as moléculas colidam de modo eficaz, produzindo o complexo ativado y también os produtos. Quanto maior a energia de ativação, mais dificil será para a reação ocorrer. O catalisador permity también quy también a reação ocorra com uma menor energia dy también ativação, incrementando a sua velocidade.