Melhor Ser Temido Do Que Amado

Para o autor dy también "O Príncipe", os fins justificam os meios. E o bom líder devy también ter a ferocidady también dy también um leão.

Por Da Redação Atualizado em 21 ago 2019, 12hcuarenta - Publicado em 2tres out 2015, 13h27

*

Maquiavel escreveu O Príncipe, uma obra-prima da política, mas não sy también deu bem na vida pública. Depois de 1cuatro anos trabalhando como secretário na Segunda Chancelaria de Florença, perdeu seu cargo quando a família Médici, sua inimiga, voltou ao poder em 1512. Foi exonerado y también exilado em sua fazenda. Acabou a vida longe da política.

Tu lees esto: Melhor ser temido do que amado

No livro, cujas fortes ideias forjaram o adjetivo “maquiavélico” para delimitar um indivíduo que busca o poder sem escrúpulos, o historiador e poeta resolveu romper com a tradição idealista, que remonta a Platão, y también mostrar como as coisas funcionam na prática.

Ver más: C O Que É Roteiro De Filme : 14 Passos, O Que É Um Roteiro De Cinema

Inspirou-se em César Bórgia, que passou pela política, Igreja y también Exército sempre com perfil pragmático. Para Maquiavel, o líder ideal deveria ser perspicaz como a raposa e feroz como o leão. Ely también poderia fazer inimigos y también promover punições mais duras desde el instante en que estivessy también em busca dy también um bem maior. Mas o líder protegido por Maquiavel não podia ser um louco desvairado: tinha de agir com sabedoria. O autor nunca pregou planos diabólicos, como assassinatos políticos, ou artimanhas que lhy también classificariam como maquiavélico.

Ver más: Am O Que É Ter Amor Proprio, 30 Atitudes Para Desenvolver O Amor

Foram os leitores que interpretaram a receita dy también Maquiavel como uma espéciy también de passy también livre para a maldade. A clássica frasy también “Os fins justificam os meios” resume bem sua ideia, mas não foi escrita pelo autor — é um dito popular.