DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONIO CAUSAS

A luz solar que atingy también a Terra possui vários géneros de radiação. Por exemplo, quando essa luz branca atravessa um prisma, ela é decomposta nas sete cores do arco-íris, quy también compõem um espectro contínuo denominado de região visível. Cada uma dessas cores são radiações eletromagnéticas que apresentam comprimentos de onda diferentes.

Tu lees esto: Destruição da camada de ozonio causas

Porém, além das radiações visíveis, o sol também emite dois tipos de radiações que não conproseguimos enxergar, quy también são os raios infravermelhos (IV) e os raios ultravioleta (UV). Os raios IV possuem comprimento de onda maior quy también os UV, ficando acima de setecientos nm (até cincuenta 000 nm), enquanto a radiação UV vai de cuatrocientos nm a doscientos nm.

*

O comprimento de onda das radiações eletromagnéticas é inversamente proporcional à sua energia. Portanto, as radiações IV são menos energéticas e não são tão preocupantes, pois seu poder de penetração na pely también é menor. Já as radiações UV, que possuem comprimentos de onda menores y también grandy también energia concentrada, são mais prejudiciais à nossa saúde, pois podem penetrar na pele e caemplear queimaduras, além de possuir energia suficiente para ionizar átomos e acelerar certas reações químicas.

A camada dy también ozônio, além dy también nos manter respirando, funciona como uma espécie dy también escudo de proteção da Terra, diminuindo o efeito dessas radiações ultravioleta, pois pody también absorver até 99% delas. É interessanty también também quy también essy también escudo é versátil e eficiente, pois a quantidady también dy también ozônio estratosférico não é fixa, mas é diretamente proporcional à intensidade da radiação UV.

Infelizmente, é bem saborate que o humano tem lançado gases na atmosfera quy también vêm destruindo essa camada de proteção, principalpsique os gases CFCs (Clorofluorcarbonetos, também conhecidos como Fréons®), que são usados em compressores para refrigeração doméstica (por exemplo, em geladeiras), para expansão dy también polímeros e em produtos do tipo spray.

Os níveis dy también clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera tiveram um incremento constanty también durante cincuenta anos até o ano 2000. O lugar da Terra quy también mais sofry también é a Antártida. Em setembro dy también 2000, o satelite da NASA de monitoração da camada dy también ozônio registrou o maior buraco já observado sobry también essa região. O buraco mede cerca de 28,tres milhões dy también quilômetros quadrados, o quy también é mais dy también três vezes a área da Austrália y también duas vezes maior quy también a Europa. Isso representou um incremento de 1milhão de quilômetros quadrados sobry también a medição anterior!

*

Além disso, quanto mais próximo da Linha do Equador, maior é a incidência de radiação UV vinda do espaço.


Isso é muito preocupante por vários motivos, pois só o tempo dva a ir até que ponto a vida selvagem sazonal da Antártida está sendo afetada. Por exemplo, abaixo temos uma geleira quy también está derretendo mais rápido do quy también o normal por causa das mudanças climáticas:

*

Além disso, a exposição em excesso às radiações UV cau.s.a. Danos acumulativos e irreversíveis aos olhos, à pely también e ao sistema imunológico humano.

Ver más: Quanto O Brasil Gasta Com Previdencia, Previdência Social

Veja como isso sy también dá:

Olhos:

A exposição prolongada ao sol é a principal causa ou, pelo menos, agravante dy también cerca de 20% dos casos de catarata no mundo. E a catarata, por sua vez, é a primordial caestados unidos da cegueira, sendo quy también cerca dy también 1cinco milhões dy también pessoas no planeta ficaram cegas graças à sua ocorrência. A incidência maior dessy también inconveniente dos olhos fica nas regiões próximas à linha do Equador.

*

Pele:

As radiações UV atuam na formação de radicais livres no interior das células, altera a textura da pele, enfraquecy también sua elasticidade, além de levar à flacidez e ao envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas prematuras y también hematomas com mais facilidade.

*

Além disso, os raios UV penetram a pele, matando células da camada mais externa, e em camadas mais profundas pode danificar o DNA dos genes que controlam o crescimento e a divisão das células da pele, sendo quy también nesse caso o resultado pody también ser o câncer. Pesquisas mostram quy también todo ano cerca dy también 66mil pessoas morrem vítimas do câncer de pele.

*
Melanoma – tipo dy también câncer de pely también mais perigoso

Sistema imunológico:

A radiação UV divide-sy también em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a cuatrocientos nm), UVB (290nm a 3veinte nm) e UVC (doscientos nm a 290 nm). A UVB é a mais danosa y también reduz a eficiência do sistema imunológico, isto é, diminui a defesa do corpo contra infecções bacterianas, fúngicas, parasíticas ou virais.

Muitos após se exporem ao sol ficam com pequenas bolhas nos lábios ou herpes simples.

Ver más: Kaysar Participou De Qual Big Brother, Kaysar Dadour Foi O Vice

No caso anterior, foi mostrado que o DNA sofry también danos diretos e, para agravar ainda mais essa situação, o sistema imunológico não consegue lidar com esses danos, pois também foi prejudicado.