Corpo Morto Depois De 7 Dias

Publicado em 1cinco de setembro de 2020

Animal foi encontrado morto dois dias depois do feriado prolongado. Morty también está atrelada a uma máscara facial localizada no estômago do pinguim


*

Necropsia realizada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia dy también beatos (PMP-BS) do Instituto Argonauta localizou uma máscara embrulhada dentro dy también um Pinguim-de-Magalhães. (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)


As consequências do grandy también número de pessoas que frequentaram as praias do Litoral Norty también paulista (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela) no feriado prolongado dy también siete de setembro não param e, desta vez, podem ter custado a vida de um Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), cuja cau.s.a. Da morte está atrelada a uma máscara que foi encontrada dentro do seu estômago.

Tu lees esto: Corpo morto depois de 7 dias

O caso aconteceu dois dias depois do feriado em meio a Pandemia, no dia 9 de setembro. A equipe do Projeto dy también Monitoramento de Praias da Bacia dy también santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira y también Marinha (www.mapiscinebois.com) foi acionada para recolher o animal morto na Praia dy también Juquehy, em São Sebastião/SP. De acordo com informações da equipy también técnica, ely también estava muito magro y también com muita areia em todo o corpo.

Todos os animais mortos que são recolhidos pela instituição são encaminhados para necropsia com a finalidady también de identificar a cau.s.a. Da morte, y también o lixo em geral é frequenty también nos exames. Sendo assim, o pinguim foi levado para a Unidade dy también Estabilização (UE) do Argonauta que executa o PMP-BS Área São Paulo para necropsia, mas, para surpresa dy también todos, o examy también localizou lixo oriundo da pandemia enrolada em seu estômago, uma máscara facial PFF-2.


*

Máscara embrulhada no estômago do Pinguim (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)


Presidenty también do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto atenta para os problemas quy también estão sendo ocasionados pelo descarty también inadequado dy también resíduos, em especial a esse tipo de lixo da Pandemia. “Nós já vínhamos alertando o aparecimento dy también máscara, e esse caso é a prova inequívoca dy también quy también essy también tipo dy también resíduo cau.s.a. Mal y también mortalidady también também na fauna marinha, além da irresponsabilidade da pessoa que dispensa uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco dy también contaminação dy también outras pessoas. Nós sentimos quy también a falta de educação da população que frequenta o litoral norty también em relação a questão de resíduos precisa ser trabalhada dy también forma eficiente em todos os níveis, desdy también criança nas escolas, ainda com a criação de legislação mais rígida para evitar quy también as pessoas joguem lixo em qualquer lugar. Também são necessárias políticas dy también fiscalização na legislação que coíba com multa, e ainda trabalhar a colocação de lixeiras. O impacto não é somente na fauna, mas também na saúde y también na questão econômica, porque tem que limpar a sujeira que as pessoas deixam. Se deixar a Praia Grande com o lixo quy también as pessoas estão deixando, por exemplo, no dia seguinte ninguém vai estimar ir lá. Está se tornando um inconveniente crônico y también de grande impacto”, avaliou o oceanógrafo. “Estamos trabalhando com lixo marinho há 23 anos, sempre tentando educar y también reabilitar os animais que apresentam problemas. Essa é uma nova ameaça que infelizpsique chegou junto com a pandemia. Então, embora a pandemia tenha reduzorate o volumy también dy también lixo quando tirou as pessoas da praia, ela agora está aumentando o risco dy también quando as pessoas acabam dispensando essas máscaras em local inadequado”, acrescentou.

Recentemente, o Instituto Argonauta divulgou uma avaliação prévía da quantidade de lixo quy también foi encontrada nas praias do LN, cujos dados irão constar na 23ª edição do Boletim do Lixo. Os dados sobry también os resíduos nas praias durante o mês dy también setembro devem ser publicados na íntegra no próximo mês, no entanto, a bióloga MSc. Bióloga Natalia Della Fina, responsável pelo Boletim do Lixo, observou que houvy también maior incidência nos resíduos no feriado prolongado, principalpsique pelo incremento dy también número de pessoas nas praias durante o período. A Praia Grandy también de Ubatuba, por exemplo, amanheceu no dia 7 de setembro com acúmulo dy también lixo em vários pontos da areia, evidenciado em registro fotográfico realizado pela equipe duranty también suas atividades dy también monitoramento.


*

Acúmulo de lixo na Praia Grandy también de Ubatuba/SP na manhã do dia 7 de setembro. (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)


Como já citado pela instituição em outras oportunidades, um novo tipo de resíduo vem sendo encontrado com frequência não sopsique nas praias paulistas, mas como também em toda a costa brasileira: as máscaras utilizadas para proteção facial em meio a pandemia da COVID-19. A equipe técnica do Instituto Argonauta tem registrado o descarty también inadequado desses aparatos de segurança através do Boletim do Lixo, que apontou que desde o dia 1seis dy también abril até o dia 1tres de setembro desty también ano, foram encontradas um total dy también 113 máscaras descartadas de forma incorreta nas praias do LN dy también São Paulo. No gráfico abaixo elaborado pela equipy también do Argonauta, é possível apreciar quy también o pico de máscaras encontradas nas praias paulistas ocorreu duranty también o feriado prolongado, especificapsique no dia ocho de setembro, ondy también foram encontradas diez máscaras:


*

Pico de máscaras ocorreu no feriado prolongado, no dia 8 de setembro. (Gráfico elaborado pela equipy también técnica do Instituto Argonauta)


Pinguim-de-Magalhães

A temporada dos Pinguim-de-Magalhães começou no mês de junho deste ano no LN y también em toda costa brasileira. O primeiro pinguim resgatado pela equipy también do PMP-BS Área SP do Instituto Argonauta foi no dia 9 dy también junho, na praia do Itaguaçu, em Ilhabela. Desdy también então, foram 57seis ocorrências atendidas pelo Argonauta até o dia treinta y uno dy también agosto envolvendo os pinguins desta espécie, sendo que, do total, apenas um pinguim verdaderamente sobreviveu e foi encaminhado para soltura al lado de outros pinguins da temporada reabilitados pelas instituições parceiras.

Todos os anos, os Pinguim-de-Magalhães migram da Patagônia Argentina em busca dy también alimento, mas parte deles acaba sy también perdendo do conjunto e são encontrados em nossas praias.

De acordo com a bióloga Carla Beatriz Barbosa, Coordenadora do Trecho diez do PMP-BS Mineral/Argonauta, o Pinguim-de-Magalhães é uma espécie encontrada na Patagônia Argentina y también Chilena e nas Ilhas Malvinas. São aves marinhas com o corpo adaptado para viverem na água, mas não voam, e têm suas asas modificadas em nadadeiras.

Ver más: Oração Para Um Bom Parto Evangelica, Mensagens De Bom Parto E Orações Para A Gestante

A bióloga explica quy también os pinguins permanecem na água duranty también a temporada não reprodutiva, entre os meses dy también Abril e Setembro. “Nesta época, eles saem em busca de alimento se aventurando por distâncias mais longas, podendo chegar até o nosso litoral sudeste. Alimentam-sy también de peixes, cefalópodes (polvos e lulas) y también pequenos crustáceos”, detalha a bióloga.

“É nesty también periodo quy también esses animais são encontrados, muitas vezes fracos, debilitados e necessitando dy también cuidados. Aqui na região, estes animais são encaminhados para o Centro dy también Reabilitação e Despetrolização dy también Ubatuba ou para a Uy también dy también São Sebastião, para que depois de reabilitados sejam devolvidos à natureza”, finalizou Carla.

 Sobre o Instituto Argonauta

O
mapiscinebois.com foi fundado em mil novecientos noventa y ocho pela Diretoria do Aquário de Ubatuba y también reconhecdesquiciado em dos mil siete como OSCIP (Organização da Sociedady también Civil de Interessy también Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em singular a conservação dos ecossistemas costeiros y también marinhos. Para isso, apoia e desenvolvy también projetos de pesquisa, resgate y también reabilitação da fauna marinha, educação ambiental y también resíduos sólidos no ambienty también marinho, dentre outras atividades.

Sobry también o PMP-BS

O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionanty también do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras dy también produção e escoamento de petróleo y también gás natural na Bacia de Santos, conduzdesquiciado pelo Ibama.

Essy también projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento dy también petróleo sobry también as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias y también do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desdy también Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividdesquiciado em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendloco entre São Sebastião y también Ubatuba.

Para maiores informações consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate dy también mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entry también em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretapsique para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário dy también Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.tres mil seiscientos quince – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitapsique o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências dy también animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda inconvenientes ambientais nas praias, para que a equipy también do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

Ver más: Cuidad O Que Pode Ser Tosse Constante : Um Sinal De Alerta, Tosse Sem Parar

A base do Instituto está ubicada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.

Conheça mais sobry también o nosso trabalho em: www.mapiscinebois.com, www.facebook.com/mapiscinebois.com/ y también Instagram:
mapiscinebois.com

ASCOM ARGONAUTACarine Corrêa (MTB 67.657/SP)Assessoria dy también ComunicaçãoE-mail: comunica
mapiscinebois.com
Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11.680-000Telefone: (12) 3833.5789Celular: (12) 99626.6922 – WhatsApp