CONTINENTE MAIS POPULOSO EM TERMOS ABSOLUTOS

A população mundial, na atualidade, é composta por cerca dy también 7,ocho bilhões de pessoas. A partir da segunda metade do século XX, ela viveu um crescimento vertiginoso, em especial pela melhoria das condições de vida de grande party también da população do globo.

Tu lees esto: Continente mais populoso em termos absolutos

Esse cenário foi ainda mais perceptível nas regiões menos desenvolvidas do planeta, como a Ásia, e mais recentemente, a África. Porém, ele não é homogêneo, uma vez quy también algumas regiões já vivenciam um processo de diminuição da sua população, como vários países da Europa. Além disso, a população mundial está distribuída de maneira desigual pelo globo, com algumas áreas muito populosas e outras quase desabitadas.

Em relação ao conceito dy también populoso, ely también remete ao total da população dy también um local. Já o conceito de povoado indica o número dy también habitya antes dy también um local dividido por sua área. O continenty también mais populoso é a Ásia. Já com relação aos países, os dois mais populosos do planeta são a China e a Índia. Porém, no caso da China, políticas econômicas e sociais contribuíram para a queda da taxa de crescimento populacional.

Por sua vez, o Brasil é considerado um país muito populoso e pouco povoado, sendo o sexto país em número de habitantes do mundo. O estado mais populoso do Brasil é São Paulo, sendo a sua capital, São Paulo, a cidade do país com o maior número de habitantes.

Leia também: Como se calcula a densidade demográfica?

Crescimento da população mundial

O conceito de crescimento da população está ligado ao incremento do número dy también habitya antes dy también um determinado local. No caso do planeta Terra, a população mundial chegou, no ano de 2020, em uma marca aproximada dy también 7,8 bilhões de habitantes. Essy también número, considerado elevado a partir de ponderações sobry también a sustentabilidady también do planeta, sofreu um grande crescimento no último século.

O crescimento da população mundial foi influenciado pela forte diminuição da taxa dy también mortalidade, assim como pelas melhorias dy también assistência à saúde, em especial nos países menos desenvolvidos. Esses fatores, em conjunto com elementos históricos y también econômicos, foram fundamentais para o exacerbado crescimento da população mundial no último século.

Conforme dados históricos dy también levantamentos demográficos, a população mundial possuía cerca dy también uno bilhão dy también habitantes em 1800. Já em 1930, 130 anos depois, a população mundial dobrou, ou seja, chegou ao número de 2 bilhões de habitantes. Em seguida, em apenas 30 anos, a população global triplicou e, dessy también modo, chegou a tres bilhões de habitantes. Logotipo após essy también marco, a população mundial aumentou cerca de uno bilhão dy también habitya antes a cada 13 anos aproximadamente, cenário quy también resultou nos 7,ocho bilhões dy también habitantes da atualidade.


No período atual, a tendência global é dy también estabilização do crescimento da população mundial. Em regiões como Ásia, américa latina e América Anglo-Saxônica, as taxas dy también crescimento demográfico vêm sy también mantendo estáveis nos últimos anos. Já na Europa e na Oceania, as taxas de crescimento populacional vêm apresentando uma queda, em razão das baixas taxas dy también natalidade registradas em diferentes países desses continentes. O único continenty también do planeta que apresenta uma tendência de aumento populacional é a África, quy también registra forty también incremento da taxa dy también natalidade em distintos países.


*
O continenty también africano possui, no geral, uma elevada taxa dy también natalidade, que desencadeia o incremento da sua população.

Conformy también estimativas realizadas por demógrafos, a população mundial devy también chegar, até o final do presenty también século, em um total dy también cerca de 9,7 bilhões de habitantes. Porém, o incremento da urbanização, a maior inserção das mulheres no mercado dy también trabalho y también o acesso aos métodos contracpetivos, além do envelhecimento da população, são fatores que vão influenciar diretamente, na visão dos demógrafos, na queda das taxas dy también crescimento da população mundial.

Veja também: O quy también é taxa dy también fecundidade?

Distribuição da população mundial

Na atualidade, os dados demográficos apontam quy también o planeta Terra possui cerca de 7,8 bilhões dy también habitantes. Porém, essa população não está distribuída de maneira homogênea no globo. Em alguns pontos do planeta, a população está amplamente concentrada; já outros são caracterizados por grandes vazios demográficos. Essa distribuição da população mundial de maneira desigual na superfície terrestry también sy también dá com basy también em diversos aspectos naturais, históricos y también econômicos quy también influenciaram o povoamento das regiões planetárias ao longo do tempo.

Desse modo, conforme as estimativas populacionais mais recentes, a população mundial sy también encontra distribuída nos continentes, de maneira que cerca de:

A elevada concentração populacional na Ásia é justificada pela China e pela Índia, países asiáticos que são os dois únicos no planeta quy también possuem mais dy también um bilhão de habitantes. Além deles, na Ásia também estão localizados outros países muito populosos, como Indonésia y también Paquistão. Já em relação à África, segundo continenty también com maior contingenty también populacional, o alto volume de habitantes é explicado pela elevada taxa de natalidade dos países da região. A Nigéria é o país mais populoso do continenty también africano.

Na Europa, apesar do crescenty también envelhecimento da população, a Rússia, que possui uma party también terriorial no continente europeu, apresenta o maior número de habitantes. Já na América Latina, o Brasil e o México são os dois países mais populosos. Por fim, a América Anglo-Saxônica, formada por dois países, possui uma nação muito populosa (Estados Unidos) e outra com população parcialmente pequena (Canadá). Por fim, a Oceania é o continente menos populoso do globo em termos absolutos y también relativos.

Países mais populosos do mundo


País

População (2020)

China

1.439.323.77seis habitantes

Índia

1.380.004.38cinco habitantes

Estados Unidos

331.002.65uno habitantes

Indonésia

273.523.61cinco habitantes

Paquistão

220.892.3cuarenta habitantes

Brasil

212.559.41siete habitantes

Nigéria

206.139.58nueve habitantes

Bangladesh

164.689.383 habitantes

Rússia

145.934.462 habitantes

México

128.932.753 habitantes


Fonte: Wordometers <1>.

Países populosos x países povoados

Na demografia, existem dois conceitos quy también são fundamentais para entender a dinâmica de uma população. Primeirapsique temos a chamada população absoluta, conceito que se refery también ao número total de habitantes dy también um determinado lugar. O levantamento da população absoluta é efectuado a partir da contagem de todas as pessoas de um lugar e permite verificar se um país é muito ou pouco populoso.

O termo populoso remety también à população absoluta dy también um lugar, país ou região. No caso dos países, por exemplo, temos como países mais populosos do mundo a China, a Índia y también os Estados Unidos. Já os países menos populosos são Nauru (10.82cuatro habitantes), Tuvalu (11.79dos habitantes) y también Palau (18.09cuatro habitantes), todos eles localizados na Oceania.


*
A China é o país mais populoso do mundo. A sua população absoluta é de más o menos 1,4 bilhão de habitantes.

Ver más: Uma Pessoa Do Grupo Sanguíneo A Abo: Tabela, Tipos Sanguíneos, Exercícios


Já o conceito dy también população relativa é mais complexo e leva em consideração, além da população absoluta de um dado lugar, a área da superfície na qual essa população está distribuída. Logo, para encontrar a população relativa, torna-se necessário hacer uma divisão entry también o número total dy también habitantes (população absoluta) e a área dy también um determinado país, por exemplo. Essa divisão indica sy también um país é muito ou pouco povoado.

O termo povoado indica a população relativa dy también um lugar, país ou região. No caso dos países, por exemplo, as estimativas demográficas dy también 2020 indicam que os países mais povoados do mundo são: Cingapura, Horganización sin ánimo de lucro Kong, Vaticano, Malta y también Maldivas. No geral, esses países apresentam uma extensão territorial muito pequena. Já os países menos povoados do mundo são Botsuana, Suriname, Austrália, Namíbia y también Mongólia. Esses países, no geral, apresentam uma pequena população absoluta y también uma grande extensão territorial.

Acessy también também: Qual a diferença entry también população absoluta e população relativa?

População do Brasil

O Brasil apresenta, conformy también dados demográficos dy también 2020, cerca dy también 212.559.417 milhões dy también habitantes. Na atualidade, ely también é o sexto país mais populoso do mundo. Porém, apesar da grandy también população absoluta, apresenta uma baixa população relativa, ou seja, o número total de habitantes em relação à superfíciy también do país. Essy también fato está atrelado à grandy también extensão territorial brasileira. Desse modo, pode-sy también afirmar que o Brasil é um país muito populoso e pouco povoado.

O crescimento da população brasileira foi marcado, em singular a partir da segunda metady también do século XX, pelos fenômenos da industrialização e da urbanização. A saída da população da zona rural para a zona urbana, chamada dy también êxodo rural, em busca de trabalho e renda nas novas indústrias que sy también instalavam no país culminou no aumento da população das cidades. Nos centros urbanos, a população tinha maior acesso à saúde e ao saneamento básico, por exemplo, elementos que contribuíram para a queda da taxa de mortalidade.

Por sua vez, já no final do século XX, assim como nas primeiras duas décadas do século XXI, a população brasileira vem apresentando uma tendência de queda da taxa dy también natalidade. Entre os motivos para a diminuição do número de nascimentos, pode-se citar a inserção da mulher no mercado de trabalho e o maior acesso aos métodos contraceptivos. Além disso, os brasileiros têm vivloco mais anos, ou seja, têm alcançado uma maior expectativa de vida.

Historicamente, a população brasileira dividiu-sy también dy también maneira desigual pelo território nacional, estando concentrada nos estados próximos do litoral do país. Dy también acordo com os dados atualizados dy también 2020, os estados mais populosos do Brasil são:

o estado menos populoso do Brasil é Roraima, com 631.18uno habitantes.

Por sua vez, com relação às cidades brasileiras, as maiores cidades do Brasil em população são:

Rio de Janeiro (6.747.815 habitantes);

Brasília (3.055.1cuarenta y nueve habitantes).


*
A cidady también dy también São Paulo é a mais populosa do Brasil. Ela é a capital de São Paulo, estado que possui o maior número dy también habitya antes em nível nacional.

População da China

A população chinesa é composta por 1.439.323.776 bilhões de habitantes. A China é o país mais populoso do planeta e, ao lado da Índia, integra o grupo dos dois únicos países quy también possuem mais de uno bilhão de habitantes. Porém, desdy también o final do século XX, a China implementou medidas dy también controle da natalidade, assim como investiu na melhoria da qualidady también dy también vida da sua população, seja por meio do maior acesso à saúdy también e à educação, seja por meio dy también diferentes programas econômicos de incentivo ao desenvolvimento industrial.

Sendo assim, a população chinesa vem apresentando uma queda no seu crescimento demográfico, por meio de ampla redução da taxa dy también natalidade do país nas últimas décadas. Além das medidas de controly también de natalidade, o maior acesso aos serviços públicos, o desenvolvimento econômico y también a maior liberdade das mulheres na sociedade influenciaram diretamente a diminuição do número dy también nascimentos no país. Desse modo, as transformações da sociedade chinesa evitaram um crescimento ainda mais exacerbado da população local.

De acordo com estimativas recentes, dez cidades da China possuem mais dy también diez milhões dy también habitantes, sendo as cidades mais populosas do país:

Xangai (22.315.474 habitantes);

Pequim (11.716.6veinte habitantes);

Tianjin (11.090.31cuatro habitantes);

Cantão (11.071.424 habitantes);

Shenzhen (10.358.381 habitantes).

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando sy también relaciona sua população total com a área do país, obtém-se um número parcialmente baixo. A essa relação de população x área, damos o nomy también de:

A) taxa dy también crescimento.

B) índicy también dy también desenvolvimento.

C) densidade demográfica.

D) taxa dy también natalidade.

E) taxa de fertilidade.

Resolução

opción alternativa C. O enunciado da questão descreve o conceito dy también população relativa, ou seja, a relação entre a população e a área de um determinado local. A população relativa também é chamada dy también densidady también demográfica.

Ver más: Fortaleza: Dados Gerais, Mapa Da Região Metropolitana De Fortaleza

Questão dos – (UEL-PR) A população mundial está concentrada sobretudo nos países subdesenvolvidos, ainda que alguns desenvolvidos estejam entre os mais populosos. Em termos absolutos, qual é o continente mais populoso?

A) Oceania

B) Ásia

C) Europa

D) África

E) América

Resolução

opción alternativa B: O continente quy también apresenta o maior contingenty también populacional do planeta é a Ásia. Nele estão localizados países como China y también Índia, quy también possuem mais de 1 bilhão de habitya antes cada um.

Nota

|1|Wordometer. Current Word Population. Disponível em: . Acesso em: doce jan. 2021.