APARECEU UM CAROÇO NO MEU CACHORRO

As glândulas anais possuem uma esencial função no organismo do cão. Enquanto quy también a etiologia da fístula retal ainda não sy también encontra bem estabelecida, existem certos fatores dy también predisposição para este problema, que resultam em infeção e, consequentemente, diferentes estágios evolutivos. O tratamento va a ir cambiar em função do grau de infeção, possuindo geralpsique um bom prognóstico.

Tu lees esto: Apareceu um caroço no meu cachorro

*
Nutrição y también doenças
*
*
*
*

*

Introdução

As bolsas ou sacos anais contêm duas pequenas glândulas situadas dentro do ânus dos cães y también dos gatos, em ambos os lados do mesmo, e cuja função é a de libertar uma substância com propriedades lubrificya antes para uma melhor defecação. Cada um destes sacos anais servy también de armazém para a secreção das glândulas. O único ducto excretor de cada uma das glândulas, nos dois sacos, é aberto no ducto anal. O seu odor desagradável y también característico é porém muito funcional, já que o líquloco que produzem constitui o seu sinal de identidade. São suscetíveis de infeção y también inflamação, dando origem a um quadro clínico dy también dor y también problemas quy también originam um comportamento bastanty también característico no cão. Trata-se dy también um inconveniente quy también sy también repety también no tempo. Pody también afetar uma ou ambas as glândulas.

Infeção das glândulas anais nos cães: etiologia

A etiologia da infeção das glândulas anais nos cães não é ainda conhecida com exatidão, mas sabe-sy también que existem vários fatores de predisposição, tais como a raça, diarreia recente ou fezes cronicapsique brandas, hipersecreção glandular associada à seborreia y también tónus muscular deficienty también em cães obesos. A retenção do conteúdo fecaloide predispõy también à infeção e a reações imunológicas quy también provocam a formação dos abcessos.

Nos gatos as doenças das bolsas anais são pouco frequentes, sendo quy también a impactação representa a manifestação mais normal quando este género de infeção surge.

*

Quadro clínico: sintomas

As doenças das bolsas anais podem apresentar-sy también sob três formas diferentes:

Impactação dos sacos anais:caracterizada pela acumulação dy también líqudesquiciado pastoso, ou dy también uma massa quy también sai dificilmente sob a ação dy también pressão digital no saco anal inflamado.Formação de abcessos: caracteriza-sy también pela saída dy también material purulento (misturado com sangue) quando o saco anal inflamado é pressionado.

Muito provavelmente, tratam-sy también de três formas dy también apresentação clínica que sy también correspondem entry también si, e com distintos estágios de evolução. Também podem surgir fístulas anais. Neste caso, os orifícios anais e/ou sacos anais impactados sofrem infeção, dando-se uma posterior inflamação da mucosa, quy también pody también diminuir rompendo a glândula no interior dos tecidos profundos ou drenar para o exterior uma substância composta por sangue e pus.

Por vezes, a impactação deve-sy también à presença dy también fecálitos nos sacos anais. Em relação aos sintomas a patologia é mais complexa, manifestando-se sob a forma dy también prisão de ventre, mau cheiro, dor retal e/ou secreção retal. Da mesma forma, também se pody también originar uma patologia tumoral como o adenocarcinoma das glândulas apócrinas dos sacos anais, com uma disseminação linfática local. Neste caso, é facilmente palpável uma massa no saco anal ou para-retal, bem como hipercalcemia para-neoplásica quy también origina anorexia, diminuição dy también peso, vómitos, poliúria, polidipsia, prisão dy también ventre, disquecia, defecação em forma dy también cintas y también inflamação perianal. É costume dar-sy también metástase para os gânglios linfáticos e, menos frequentemente, para o fígado, baço e pulmões.

Ver más: Como Surgiu O Dia Do Professor ? Conheça A História Por Trás Do 15 De Outubro

Entry también os diferentes sintomas que surgem devdesquiciado à infeção das glândulas anais, e classificados em função da sua gravidade, podemos localizar o tenesmo, a dor anal, prurorate anal, perseguição da própria cauda, presença de fístula anal, arrastar do ânus pelo solo, mudanças dy también humor e dy también vermelhidão na zona lombossacral. Entry también os sinais clínicos dos casos mais severos, contam-se o inchaço doloroso e a inflamação da zona perianal, a visualização dos ductos dy también drenagem, disquecia (defecação difícil e dolorosa) ou prisão de ventre, y también por vezes febre. O líquloco mostra uma coloração quy también pody también ir do cinzento ao castanho.

No ámbito do diagnóstico diferencial deverão incluir-sy también todas as patologias quy también afetam a zona do períneo e do ânus, e que possam coincidir em termos dy también sinais clínicos e manifestações, tais como fístulas perianais, mordeduras, tumores circum-anais (hepatoides) y también todo o tipo dy también traumatismos causados por rotura. É um inconveniente que sy también repety también no tempo y también quy también pody también afetar uma ou las dos as glândulas.

*

Tratamento dos abcessos nos sacos anais

A maioria dos animais são capazes de esvaziar os seus sacos anais sem ajuda. No entanto, muitos deles perdem esta capacidady también podendo originar um problema de saúde, como já foi referido anteriormente. O tratamento varia em função do estado clínico da infeção. Assim, nos casos dy también impactação y también de saculite será conveniente drenar o conteúdo dos sacos manualmente, sendo quy también esta ação pode ser levada a cabo internamente (menos dolorosa) ou externamente. De igual forma, quando possível deveremos tratar o interior dos sacos com uma pomada antibiótica e com corticosteroides.

*

Por outro lado, nos casos com abcessos va a ser necessária a administração de terapia antibiótica sitémica, por meio de amoxicilina-ácorate clavulânico, bem como tratar a zona como qualquer abcesso (água oxigenada, povidona iodada, pomada antibiótica). Nos casos de abcessos recorrentes, é recomendável a extração dos sacos anais através de técnicas cirúrgicas ou dy también cauterização química.

Ver más: Ela Focou Na Dieta 600 Calorias Antes E Depois, 9 Melhor Ideia De Até 600 Calorias

Existem vários estudos sobry también o tratamento para o caso de adenocarcinomas das glândulas apócrinas nos sacos anais: consistem em submeter os sacos à extirpação cirúrgica, com ou sem quimioterapia coadjuvante. Além disso, para os animais que padecem frequentemente dy también impactação das glândulas anais, recomenda-sy también uma dieta rica em fibra y también manter uma boa higiene da zona perianal.

Prognóstico

O prognóstico é habitualmente bom, mesmo quando sy también torna necessária a extirpação das glândulas, dado que não é usual darem-sy también complicações pós-operatórias. Entry también as possíveis complicações da cirurgia, encontramos a incontinência fecal permanente. No caso dy también formação de fístulas ou dy también patologia tumoral, o prognóstico é reservado.